Satisfaça a sua curiosidade e conheça melhor a cadeia de supermercados Mercadona! Neste artigo encontra informação sobre lojas, horários, produtos e contactos.
Bom, para começar, fique já a saber que na Mercadona não há promoções nem descontos! Mas não desanime, pois tem que ler o artigo para perceber o conceito.
Em Espanha, é líder de mercado, com mais de 1600 lojas! Em Portugal, esta é a sua primeira experiência de internacionalização, que de acordo com as previsões, contará com 150 lojas nos próximos anos.
Esta cadeia de supermercados opera de forma diferente. A aposta é feita na qualidade dos produtos, a preços constantes, garantindo transparência em todo o processo, desde o fornecedor até ao consumidor.
Facto: Desde a abertura das primeiras lojas, os preços praticados tem vindo a ser ajustados à realidade portuguesa, com a redução do preços de mais de dois mil produtos. Um bom indicador, pois significa que estão atentos ao consumidor português.
A prioridade é satisfazer as necessidades do “chefe” (consumidor). E por essa razão, a seleção dos produtos é elaborada por especialistas que se baseiam na análise do perfil e preferências dos consumidores.
Curiosidade: Em Matosinhos está localizado um centro de inovação, ou laboratório de ideias, onde equipas de especialistas estudam os gostos do consumidor e selecionam os melhores produtos.
Folhetos e Promoções
Provavelmente este é tema que o trouxe até aqui, certo? Como referimos anteriormente, os supermercados Mercadona não fazem qualquer tipo de promoção ou publicidade. Portanto, pode esquecer os folhetos de promoções e os descontos em talão ou cartão!
De facto, já não vivemos sem os folhetos e promoções! Mas, pense bem… Não será mais simples e até seguro, se os preços forem sempre constantes e equilibrados? Desta forma, ao efetuar o pagamento na caixa do supermercado, evita surpresas desagradáveis e as contas são mais simples de analisar.
A política desta cadeia espanhola é oferecer os melhores produtos a preços fixos, mas competitivos. Desta forma, todos os intervenientes, desde o consumidor ao fornecedor, sabem com o que contar.
Produtos e Qualidade
Quanto aos produtos, vai encontrar artigos de marca própria e de boa qualidade. No entanto, e para fazer face à procura, comercializa também outras marcas mais vendidas.
Estas são algumas das marcas Mercadona que são aposta no mercado português:
- Hacendo: produtos de alimentação
- Deliplus: higene e cuidados pessoais
- Bosque Verde: limpeza
- Compy: animais de estimação
Relativamente às secções, ao visitar uma loja física deverá encontrar:
- Pastelaria e Padaria
- Frutas e Legumes
- Peixaria
- Talho e Charcutaria
- Bebidas
- Perfumaria e Cosmética
- Pronto a Comer
Das secções listadas, distinguem-se a peixaria, apreciada pela frescura do peixe apresentado e a perfumaria e cosmética, com cremes, perfumes e maquilhagem de boa qualidade. Na secção de pronto a comer pode desfrutar de variadas refeições nas quais se incluem alguns pratos típicos como a francesinha e o bacalhau com natas.
Curiosidade engraçada: Irmãdona (irmã da Mercadona) é o nome da empresa criada para processar a atividade em Portugal.
Lojas
Atualmente, conta com 10 lojas, mas o objetivo é abrir mais 10 lojas em 2020 e como foi referido, nos próximos anos espera contar com 150 lojas em Portugal.
Está apenas presente na zona norte e ainda não se conhecem detalhadamente quais os planos para as restantes zonas do país. No entanto, segundo as previsões, deverá chegar a Lisboa em 2021. Se vive na zona centro ou sul, terá que ser paciente e aguardar por novidades!
Dica: Pretende fazer a sua primeira visita a uma loja mas não sabe a morada? Então consulte no site oficial a página de pesquisa de lojas e use a sua localização para encontrar a loja mais próxima.

Na zona norte, as lojas estão localizadas nos distritos do Porto, Braga e Aveiro:
- Porto
- Matosinhos
- Maia
- Gondomar
- Ermesinde
- Vila Nova de Gaia
- Barcelos
- Braga
- Ovar
- São João da Madeira

Horários
Curiosidade: Ao contrário do que se verifica em Espanha, as lojas estão abertas ao domingo, pois em Portugal este é um dos melhores dias para o setor.
O horário é comum a todas as suas lojas em Portugal, aberto das 09:00 às 21:30 e está aberto de segunda-feira a domingo.
Contactos
O apoio ao cliente é disponibilizado a partir de vários canais de comunicação. E, hoje em dia, as redes sociais têm que estar presentes: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Se preferir o contacto telefónico, deve usar o número de telefone 800 500 100, entre as 07:00 e as 22:30. A chamada é gratuita.
Em alternativa pode utilizar o formulário de contacto disponível na página de apoio ao cliente, ou até enviar um email para [email protected].